Você já olhou para aquela suculenta fofinha e desejou que ela tivesse um amiguinho? Pois está com sorte! Propagar suas suculentas é mais fácil do que parece. Com algumas dicas simples, você poderá multiplicar suas plantinhas lindas rapidinho.

Primeiro, garanta que sua suculenta está saudável e bem cuidada. Depois, escolha o método: folha, semente ou estaca. Em seguida, tenha paciência e aguarde o broto aparecer. Finalmente, cuide com carinho da nova muda.

Portanto, não tenha medo de experimentar! Logo sua casa estará cheia de suculentas.

Dicas Para Multiplicar Suas Suculentas De Forma fácil

Meu amigo, se você acha que é difícil multiplicar suas suculentas, você está enganado! Na verdade, elas são algumas das plantas mais fáceis de propagar. Basta pegar alguns pedaços, jogá-los no chão e – bam! – novas plantinhas.

Se suas suculentas produzirem sementes, é moleza. Apenas espalhe as sementinhas em um substrato adequado, umedeça e coloque em um local com bastante luz.

Em poucas semanas, terá dezenas de plântulas. O que poderia ser mais fácil?

Folhas

Muitas suculentas, como echeverias e sedos, produzem folhas que caem naturalmente ou que podem ser removidas sem danificar a planta. Basta deixar as folhas em um local seco e ensolarado até que formem raízes, e depois plantá-las. Em poucas semanas, você terá novas plântulas para presentear seus amigos!

Estacas

A maioria das suculentas pode ser propagada facilmente a partir de estacas. Basta remover um pedaço da planta, deixá-lo secar por alguns dias e depois plantá-lo em um substrato poroso. As raízes aparecerão em questão de semanas. Suas suculentas se multiplicarão tão rápido que em breve você terá dezenas de plantas!

Então, meu caro, não tenha medo de experimentar a propagação de suas suculentas. Com um pouco de paciência, em pouco tempo você terá mais plantinhas do que sabe o que fazer. Divirta-se e boa sorte!

Como Propagar Suas Suculentas Com Sucesso

Então, você quer multiplicar sua coleção de suculentas, certo? Bem, primeiro, escolha um método de propagação. Corte folhas, talos ou sementes, todos funcionarão, dependendo do seu nível de paciência. Mas sejamos sinceros, as folhas e talos são muito mais rápidos e fáceis do que esperar que aquelas sementes minúsculas germinem.

Em seguida, deixe suas folhas ou talos cortados secar por alguns dias para que os cortes cicatrizem e formem calos. Isso evita que eles apodreçam quando você os plantar.

Depois, coloque-os em um vaso com um substrato bem drenado e espere. Sim, mais espera. Mas não se preocupe, em algumas semanas, você começará a ver raízes e brotos se formando. Quando as raízes atingirem cerca de 5 cm de comprimento, está na hora de repotenciá-los!

Agora, a parte mais desafiadora: não afogar suas novas plantinhas com água ou matá-las com bondade. Regue com moderação e nunca deixe a terra encharcada.

Coloque-as em um local ensolarado e aguarde. Se tudo correr bem, em alguns meses você terá novas suculentas prontas para presentear seus amigos (ou adicionar à sua coleção).

Mas cuidado, a propagação de suculentas pode ser viciante! Em pouco tempo, sua casa estará repleta delas. Mas é um vício do qual não temos a intenção de nos curar.

Afinal, com tanta beleza, como poderíamos? Boa sorte e divirta-se multiplicando suas preciosas suculentas!

Os Melhores Métodos Para Propagação De Suculentas

Então, você quer multiplicar sua coleção de suculentas, certo? Bem, você veio ao lugar certo.

Em seguida, depois de algumas semanas, novas plantas brotam das folhas! É um processo fascinante, na verdade, porém demorado.

Você também pode tentar a propagação por estaca, o que envolve remover um pedaço do caule da planta e plantá-lo em um vaso com substrato. A estaca irá desenvolver suas próprias raízes e se tornar uma planta independente.

Este método funciona melhor para suculentas de crescimento mais alto com caules longos e finos. No entanto, algumas suculentas podem não gostar de ter seu caule cortado, então tome cuidado.

A última opção, e talvez a mais drástica, é dividir a planta mãe. Isso envolve basicamente tirar a planta do vaso, dividir seu sistema de raízes em múltiplas seções e plantar cada nova seção em seu próprio vaso.

Esta abordagem só deve ser usada com plantas maduras e saudáveis que tenham um sistema de raízes bem desenvolvido. Embora arriscado, é uma maneira eficaz de obter várias novas plantas de uma só vez.

Então, há alguns métodos para você experimentar e, com paciência, você logo terá mais suculentas do que sabe o que fazer. Divirta-se com seus experimentos de propagação e boa sorte! Com um pouquinho de sorte verde, em pouco tempo você terá uma coleção de suculentas impressionante.

Erros Comuns Ao Propagar Suculentas E Como Evitá-Los

Você provavelmente pensou em propagar suas suculentas favoritas, certo? Infelizmente, tantos entusiastas acabam cometendo erros bobos que podem prejudicar seus esforços de propagação. A boa notícia é que esses erros são fáceis de evitar se você souber o que esperar.###

Regar Demais…Ou Demais Pouco Água demais pode facilmente levar a podridão das raízes, enquanto pouca água pode desidratar suas folhas novas. A chave está no meio, umidade constante mas não encharcada. Verifique o solo regularmente e regue quando os primeiros centímetros estiverem secos.###

Cortar No Lugar Errado Cortar sua suculenta no lugar errado pode impedir o crescimento de novas raízes. Procure nós ou marcas de folhas caídas onde brotos podem surgir. Corte logo abaixo de um nó com uma faca limpa e afiada.

Não Usar Hormônio Enraizador O hormônio enraizador incentiva o crescimento de raízes, o que ajuda seus brotos recém-cortados a se estabelecerem mais rápido. Aplique o hormônio enraizador na base cortada logo após fazer o corte. Isso aumentará suas chances de sucesso de propagação.

Não Dar Luz O Suficiente A maioria das suculentas precisa de muito sol para prosperar. Coloque seus brotos recém-plantados em um local ensolarado, como perto de uma janela voltada para o sol.

A falta de luz solar adequada pode impedir a formação de raízes. Se não houver sol suficiente, considere usar uma luz de crescimento.###

Não Ter Paciência A propagação de suculentas leva tempo. Pode levar de duas semanas a dois meses para seus brotos desenvolverem um bom sistema de raízes, dependendo da espécie. Tenha paciência e não jogue fora seus brotos até que estejam murchos além da recuperação.

Com cuidado, amor e uma pitada de sorte, em breve você estará cuidando de suas suculentas recém-propagadas!

Leia Também:

Perguntas Frequentes Sobre Propagação De Suculentas

Você já teve dúvidas sobre como multiplicar suas suculentas? Provavelmente sim, afinal, essas plantinhas tão fofas parecem frágeis, não é mesmo? Porém, não se preocupe, pois propague suas suculentas é mais fácil do que você imagina.

Dá para propagar suculentas a partir de folhas?

Claro que dá, e é super simples! Basta retirar algumas folhas sadias da planta-mãe, deixá-las em um local fresco e arejado por alguns dias até que formem raízes, e depois plantá-las em um substrato poroso. Em poucas semanas, suas novas suculentinhas estarão prontas para serem repicadas.

Posso usar estacas para propagar minhas suculentas?

Mas é claro, as estacas são ótimas para propagação! Retire pedaços de cerca de 10 cm dos caules da planta, deixe-os secar por alguns dias e plante-os em um substrato.

Cobra com plástico transparente e aguarde o surgimento de novas raízes. Assim que as mudinhas estiverem bem enraizadas, retire o plástico e mude-as para um vaso maior.

Quanto tempo leva para minhas mudas ficarem prontas?

O tempo de propagação pode variar de acordo com a espécie, porém em média leva de 2 a 6 semanas. Algumas suculentas como echeverias e sedum são mais rápidas, enquanto crassulas e aeoniums podem demorar um pouco mais.

Seja paciente, pois assim que suas mudinhas estiverem bem enraizadas e com vários brotos novos, estarão prontas para serem repicadas e exibidas!

Viu como é fácil multiplicar suas suculentas? Experimente, divirta-se e boa sorte com suas novas mudinhas!

Conclusão

Se sabe que a propagação de suculentas é uma excelente maneira de aumentar sua coleção de plantas sem gastar uma fortuna. Mas cuidado! Antes de sair cortando e plantando, certifique-se de ter o conhecimento e as ferramentas necessárias.

Caso contrário, poderá acabar com um monte de galhos murchos ao invés das lindas plantinhas que imaginava. Portanto, estude as técnicas, tenha paciência e logo estará nadando em suculentas.

A propósito, não se esqueça de compartilhar algumas mudas com os amigos. Afinal, quanto mais dividirmos nossas plantas, mais elas se multiplicarão.

Para mais dicas incríveis como estas veja nossos posts no site Dicas da Flora Mendes!

Share this content: