Você quer um quintal que realmente pareça um lar, certo? Um cheio de cheiros de tomates frescos, o crocante de cenouras crocantes e o sabor de pimentões suculentos – tudo da sua horta caseira.

Pois bem, adivinhe? Você pode tornar esse sonho totalmente realidade este ano.

Cultivar seus próprios vegetais é muito mais fácil do que você pensa.

Com um pouco de planejamento, algumas ferramentas simples e um pouco de esforço, você estará colhendo alqueires de deliciosos produtos caseiros antes que perceba.

Este guia passo a passo lhe dará tudo o que você precisa saber para transformar seu quintal em um lindo e abundante oásis comestível que fará de você a inveja da vizinhança.

Então arregace as mangas, pegue a espátula e vamos começar a cavar a terra.

As recompensas valem o esforço. O jardim dos seus sonhos está à sua espera!

Sonhando com vegetais caseiros? Comece sua horta agora

Reúna o essencial e planeje seu espaço

Antes de tudo, para começar, você precisará de alguns princípios básicos: sementes ou plantas iniciais, ferramentas de jardinagem, fertilizantes e um plano.

Portanto, decida quanto espaço você deseja dedicar ao seu jardim e faça um esboço.

Agrupe plantas com necessidades semelhantes de luz e água.

Prepare o solo

Antes de mais nada, solo saudável é a base de um jardim próspero. Sendo assim, adicione composto ou outra matéria orgânica para enriquecer o solo e melhorar a drenagem.

Teste seu solo para determinar se ele precisa de nutrientes adicionais.

Lave ou revire o solo para soltá-lo para que as raízes possam se espalhar facilmente.

Comece com sementes ou compre plantas iniciais

Para Começar, as sementes dentro de casa permite que você tenha uma vantagem inicial na estação de cultivo. Procure variedades resistentes a doenças e de rápido crescimento, adequadas para sua região.

Ou compre plantas iniciais no centro de jardinagem ou floricultura local.

De qualquer forma, quando as mudas tiverem de 7 a 10 centímetros de altura e pelo menos 4 folhas, elas estarão prontas para que possam serem transplantadas para o seu jardim.

Regar e fertilizar regularmente

Regue o seu jardim regularmente, especialmente nas primeiras semanas logo após o plantio. Contudo, como regra geral, procure consumir cerca de 2,5 cm de água por semana.

Fertilize a cada poucas semanas durante a estação de crescimento. Siga as instruções da embalagem do produto e tome cuidado para que não as alimente demais.

A sua horta recompensará conforme os seus esforços, com uma colheita abundante. Os vegetais caseiros simplesmente são imbatíveis em termos de frescor e sabor.

Então arregace as mangas, vá lá e faça jardinagem! O sabor do sucesso nunca foi tão delicioso.

Escolha um local ensolarado

O fator mais importante para uma horta próspera é por vezes, a luz solar. Sendo assim, procure uma área em seu quintal que receba pelo menos 6 a 8 horas de sol direto por dia.

Os vegetais adoram o sol, por isso escolha um local que não fique à sombra de árvores, edifícios ou cercas.

Decida sobre canteiros elevados ou enterrados

Você quer construir canteiros elevados ou plantar diretamente no solo? Camas elevadas são ótimas para quintais pequenos ou se você tiver mobilidade limitada.

Eles fornecem solo fértil e bem drenado e são fáceis de manter. Jardins subterrâneos são ideais se você tiver muito espaço.

De qualquer forma, agrupe plantas com necessidades semelhantes de luz e água para facilitar o cuidado.

Mapeie a grade do seu jardim

Depois de escolher um local e escolher seu estilo, mapeie uma grade para maximizar seu espaço.

Use estacas e barbantes para seccionar retângulos que sejam fáceis de alcançar por todos os lados.

Para a maioria das hortas caseiras, canteiros com 1,2 a 1,8 metros de largura e 2,5 a 3,6 metros de comprimento funcionam bem.

Deixe 60 a 90 centímetros entre as camas para ter espaço para caminhar e trabalhar.

Decida o que plantar

Escolha vegetais que você e sua família gostem de comer! Algumas opções fáceis para iniciantes incluem tomate, alface, pepino, brócolis, feijão, cenoura, espinafre, pimentão e abobrinha.

Os pacotes de sementes dirão a distância entre as plantas. Escalone as colheitas para colheitas contínuas durante toda a temporada.

Com algum planejamento e preparação, você estará colhendo vegetais cultivados em casa em seu próprio quintal em pouco tempo!

Não há nada como o sabor dos produtos colhidos frescos da videira.

Preparando o solo para plantar sua horta

Adicionar composto ou esterco

Para deixar o solo da sua horta em ótima forma, adicione composto ou estrume antes de plantar. Tanto o composto quanto o esterco aumentarão a matéria orgânica do solo, ajudando-o a reter umidade e nutrientes.

O estrume fornecerá nitrogênio ao seu jardim, enquanto o composto contém uma variedade de nutrientes para nutrir seus vegetais.

Espalhe 5 a 7 centímetros de composto ou estrume sobre o canteiro do jardim e atinja 15 a 20 centímetros do solo.

Cultive seu jardim completamente

Use um rototiller, um garfo de jardim ou uma pá para revirar a camada superior do solo do seu jardim. Trabalhe o composto ou estrume que você adicionou ao solo enquanto lavra.

O cultivo areja o solo, soltando-o para que as raízes possam se espalhar e absorver oxigênio e água. Também ajuda a controlar as ervas daninhas, enterrando suas sementes profundamente no solo.

Procure cultivar a uma profundidade de 15 a 20 centímetros para obter os melhores resultados.

Adicionar fertilizante

Para nutrição extra, espalhe um fertilizante balanceado para todos os fins, como 10-10-10, no canteiro do jardim antes de plantar. Use de acordo com as instruções na embalagem do produto e certifique-se de aplicá-lo nos primeiros centímetros do solo enquanto você lavra. As partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio darão aos seus vegetais um começo saudável.

Preparar o solo da sua horta irá garantir que as suas plantas tenham um início vigoroso. Com composto ou esterco, pH adequado, cultivo cuidadoso e fertilizante, seu solo estará pronto para nutrir um jardim próspero.

Escolhendo os melhores vegetais para cultivar na sua Horta

Parabéns, você decidiu começar sua própria horta! Agora a parte divertida: escolher quais vegetais deliciosos plantar.

Algumas das melhores opções para jardineiros iniciantes são tomates, folhas verdes, pepinos e feijões.

Tomates Suculentos

Quem não gosta de um tomate maduro e suculento, fresco da horta? Os tomates são fáceis de cultivar e muito versáteis.

Você pode cultivar tomates cereja pequenos para saladas ou tomates grandes para sanduíches. Depois de provar um tomate caseiro, você nunca mais voltará a comprá-lo!

Leia Também:

Folhas verdes em abundância

Folhas verdes como couve, espinafre, acelga e alface são ideais para espaços pequenos e amadurecem rapidamente. Você terá uma colheita abundante em pouco tempo.

Além disso, as folhas verdes são fontes de nutrição, por isso o seu jardim produzirá alimentos saudáveis ​​desde o primeiro dia.

Pepinos Frescos

Num dia quente de verão, nada se compara a um pepino fresco da horta. Os pepinos também crescem nas vinhas, por isso são perfeitos para maximizar o espaço vertical.

Corte-os em fatias para fazer uma salada, faça picles ou simplesmente saboreie-os crus. Seu sabor suave e textura crocante irão deliciar suas papilas gustativas.

Feijão embalado com proteínas

Feijões como o feijão verde e o feijão verde são fáceis de cultivar e fornecem uma boa fonte de proteína. Os feijões sobem em treliças, cercas e qualquer outra coisa que você fornecer para eles.

Os feijões selvagens permanecem compactos, por isso funcionam bem em pequenos jardins ou recipientes. Desfrute do seu feijão cozido no vapor, em saladas ou fresco da videira.

Com tantas opções deliciosas, pode ser difícil escolher! Por que não plantar uma variedade e aproveitar a abundância durante toda a temporada?

Cuidando da sua horta: rega, remoção de ervas daninhas, controle de pragas e muito mais.

Sim, você conseguiu! Você construiu sua própria horta. Agora vem a parte divertida: transformar essas pequenas mudas em vegetais deliciosos e maduros.

Ao cuidar do seu jardim com entusiasmo e dedicação, você será recompensado com uma colheita abundante em pouco tempo.

Mantenha seu jardim hidratado

Os vegetais precisam de água para crescerem grandes e fortes, por isso certifique-se de dar água ao seu jardim todos os dias, especialmente em climas quentes ou secos.

Procure consumir cerca de 2,5 cm de água por semana. Você pode usar um pluviômetro para medir quanto está aplicando. Regue pela manhã para minimizar doenças e use um bico de pulverização na mangueira para evitar danificar as plantas jovens e tenras.

Puxe aquelas ervas daninhas

As ervas daninhas competem com seus vegetais por água, nutrientes e luz solar. Patrulhe seu jardim regularmente e arranque todas as ervas daninhas que encontrar, incluindo as raízes.

Capinar regularmente, especialmente depois de chover ou regar, impedirá que elas tomem conta do seu jardim.

Fique atento à remoção de ervas daninhas e isso levará apenas alguns minutos de cada vez.

Cuidado com pragas e doenças comuns

Inspecione seu jardim frequentemente em busca de sinais de pragas ou doenças. Pulgões, percevejos, lagartas do tomate e besouros do pepino são pragas comuns em hortas vegetarianas.

Trate-os com sabonete inseticida, óleo de nim ou espinosade, que são opções orgânicas e não tóxicas. Doenças fúngicas como o oídio ou podridão das pontas das flores também podem atacar.

Remova as partes infectadas da planta imediatamente e considere pulverizações preventivas de chá composto ou peróxido de hidrogênio diluído.

Conclusão

Você tem tudo que precisa aqui para tornar a visão da horta uma realidade!

Com um pouco de planejamento, um pouco de suor e paixão pelo plantio, você estará colhendo tomates, pepinos e cenouras frescas em seu quintal antes que perceba.

Sonhe, acredite, depois arregace as mangas e comece a cavar – sua recompensa deliciosa e caseira o aguarda.

A satisfação de morder um tomate suculento e amadurecido que você cultivou da semente à fruta é como nenhuma outra.

Decida dar o primeiro passo e iniciar a construção do jardim que manterá sua família alimentada com bondade durante toda a temporada. Você vai conseguir!

Para mais dicas incríveis como estas veja nossos posts no site Dicas da Flora Mendes.

Share this content: